quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Principais características românticas


Retrata uma época de reacção do povo português ao domínio dos Filipes;

• Crença no sebastianismo;
• Crença em agouros, dias aziagos, superstições;
• Maria é uma figura romântica até à medula, pela sua sensibilidade doentia e pela sua imaginação aguçada pela tuberculose (doença romântica), deixando-se levar por visões e pelos sonhos;
• A morte em cena desta mesma personagem, não sem antes se insurgir acaloradamente contra a lei do matrimónio, uno e indissolúvel, que forçava os pais à separação e lhos roubava;
• O heroísmo de Manuel de Sousa Coutinho ao incendiar a sua casa;
• O aparecimento da religião como consoladora de infelizes;
• O uso da prosa;
• A divisão em três atos;
• O desrespeito pelas unidades de tempo e de espaço.
Principais características clássicas e trágicas:
• Personagens aristocráticas e em número reduzido;
• Existência do Pathos (= sofrimento), que atinge as personagens e que vai progressivamente aumentando, até atingir um clímax irresistível e fatalista;
• O Ethos, pois o herói, revoltando-se, revela o seu carácter (ethos), adquirindo uma estatura superior;
• Existência da hybris (= desafio), aquando, por exemplo, do casamento de Madalena (que ainda não tinha a certeza absoluta do seu estado livre e que, mais grave, já amava Manuel de Sousa Coutinho quando vivia com o seu primeiro marido...) e do incêndio provocado por Manuel de Sousa – desafios às instituições e às prepotências humanas;
• A presença do Ágon, que corresponde à luta ou ao conflito travados pelas personagens, lançados que foram os desafios às instituições e à arbitrariedade humana;
• Uma anankê (= destino, fatalidade), em latim fatum, o qual atinge inexoravelmente uma família que, pressente-se logo de início, irá ser desonrada e liquidada sem piedade;
• A sensação de impotência, dado que os protagonistas não podem lutar contra essa fatalidade, limitando-se a aguardar, incapazes e cheios de ansiedade, o desfecho que se afigura cada vez mais funesto;
• A anagnórisis ou anagnórise ou ainda agnorisis (= reconhecimento), com o reconhecimento ou identificação do Romeiro.
• A Katastrophé (catástrofe), que marca o desenlace fatal em que se consuma a destruição das personagens – morte física de Maria; morte para o mundo material ou secular de Madalena e de Manuel; morte psicológica do romeiro….

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