• Retrata uma época de
reacção do povo português ao domínio dos Filipes;
• Crença no sebastianismo;
• Crença em agouros, dias
aziagos, superstições;
• Maria é uma figura romântica até à medula,
pela sua sensibilidade doentia e pela sua imaginação aguçada pela tuberculose
(doença romântica), deixando-se levar por visões e pelos sonhos;
• A morte em cena desta mesma
personagem, não sem antes se insurgir acaloradamente contra a lei do
matrimónio, uno e indissolúvel, que forçava os pais à separação e lhos roubava;
• O heroísmo de Manuel de
Sousa Coutinho ao incendiar
a sua casa;
• O aparecimento da religião
como consoladora de infelizes;
• O uso da prosa;
• A divisão em três atos;
• O desrespeito pelas
unidades de tempo e de espaço.
Principais características clássicas e trágicas:
• Personagens aristocráticas
e em número reduzido;
• Existência do Pathos (=
sofrimento), que atinge as personagens e que vai progressivamente aumentando,
até atingir um clímax irresistível e fatalista;
• O Ethos, pois o herói,
revoltando-se, revela o seu carácter (ethos), adquirindo uma estatura superior;
• Existência
da hybris (= desafio), aquando, por exemplo, do casamento de Madalena (que ainda não tinha a certeza absoluta
do seu estado livre e que, mais grave, já amava Manuel de Sousa Coutinho quando
vivia com o seu primeiro marido...) e do incêndio provocado por Manuel de Sousa
– desafios às instituições e às prepotências humanas;
• A presença do Ágon,
que corresponde à luta ou ao conflito travados pelas personagens, lançados que
foram os desafios às instituições e à arbitrariedade humana;
• Uma anankê (=
destino, fatalidade), em latim fatum, o qual atinge inexoravelmente uma família
que, pressente-se logo de início, irá ser desonrada e liquidada sem piedade;
• A sensação de impotência,
dado que os protagonistas não podem lutar contra essa fatalidade, limitando-se
a aguardar, incapazes e cheios de ansiedade, o desfecho que se afigura cada vez
mais funesto;
•
A anagnórisis ou anagnórise ou ainda agnorisis (=
reconhecimento), com o reconhecimento ou identificação do Romeiro.
•
A Katastrophé (catástrofe), que marca o desenlace fatal em que se
consuma a destruição das personagens – morte física de Maria; morte para o
mundo material ou secular de Madalena e de Manuel; morte psicológica do
romeiro….
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