domingo, 16 de março de 2014

Elementos simbólicos

Os Maias distinguem-se no quadro da literatura nacional não só, pela originalidade do tema mas também, pela destreza e mestria com que o autor conta o romance. De facto, tanto a crítica social, como a intriga amorosa são valorizadas pelo rigor e beleza dos vocábulos utilizados. Existem em maior ou menor grau todos os níveis de linguagem. Da linguagem familiar à linguagem infantil, o autor apresenta um estilo muito particular. Aliterações, adjectivações, comparações, advérbios, e personificações enchem Os Maias do início ao final da obra. De realçar também que, sendo a obra uma caricatura da sociedade portuguesa, o autor tira imensa partido da ironia. Linguagem

O impressionismo, bem patente, caracteriza-se pela frequência de construções impessoais, uma vez que o efeito é percepcionado independentemente da causa, ficando, portanto, o sujeito para segundo plano. - As sinestesias, através de percepções de tipo diferente traduzindo ironia. - O uso da hipálage (ex. as titis faziam meias sonolentas) , com a transposição de um atributo do agente para a acção.

Simbolismo - A designação de Ramalhete e o emblema do ramo de girassóis mostram-nos a importância da terra e da província no passado daquela família antiga da Beira“. O cedro e o cipreste (árvores românticas) simbolizam a vida e a morte. Estas duas árvores foram testemunhas; das diversas gerações desta família.
Vénus, os seus poderes são imensos: Deusa amável, ela protege os casamentos, favorece o entendimento entre os esposos, fecunda os lares, preside aos nascimentos. Ela fertiliza também os campos. Mas pode ser igualmente uma divindade temível, pois simboliza, muitas vezes, a paixão que nada pode deter, que enlouquece de amor aqueles que ela quer perder. - O Consultório de Carlos revela o seu diletantismo e a sua predisposição para a sensualidade.
O Vermelho é universalmente considerado como o símbolo fundamental do princípio da vida, com a sua força, o seu poder e o seu brilho; o vermelho, cor de fogo e de sangue possui, entretanto, a mesma ambivalência simbólica destes últimos. O escarlate ou vermelho escuro é nocturno, feminino, secreto e no limite centrípeto; ele apresenta não a expressão, mas o mistério da vida. Este vermelho pode também revestir-se assim de um significado funéreo..

A Toca, aqui parece simbolizar o carácter animalesco do relacionamento amoroso de Carlos e Maria Eduarda. - Os dois faunos simbolizam dois amantes numa atitude hedonista e desprezadora de tudo e de todos. Simbolizam também a atracção carnal. No quarto de Maria Eduarda, na Toca, o quadro com a cabeça degolada é um símbolo e presságio de desgraça.
Os seus aposentos simbolizam o carácter trágico, a profanação das leis humanas e cristãs.



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