Os Maias distinguem-se no quadro da literatura nacional não
só, pela originalidade do tema mas também, pela destreza e mestria com que o
autor conta o romance. De facto, tanto a crítica social, como a intriga amorosa
são valorizadas pelo rigor e beleza dos vocábulos utilizados. Existem em maior
ou menor grau todos os níveis de linguagem. Da linguagem familiar à linguagem
infantil, o autor apresenta um estilo muito particular. Aliterações,
adjectivações, comparações, advérbios, e personificações enchem Os Maias do
início ao final da obra. De realçar também que, sendo a obra uma caricatura da
sociedade portuguesa, o autor tira imensa partido da ironia. Linguagem
O impressionismo, bem patente, caracteriza-se pela
frequência de construções impessoais, uma vez que o efeito é percepcionado
independentemente da causa, ficando, portanto, o sujeito para segundo plano. -
As sinestesias, através de percepções de tipo diferente traduzindo ironia. - O
uso da hipálage (ex. as titis faziam meias sonolentas) , com a transposição de
um atributo do agente para a acção.
Simbolismo - A designação de Ramalhete e o emblema do ramo
de girassóis mostram-nos a importância da terra e da província no passado
daquela família antiga da Beira“. O cedro e o cipreste (árvores românticas)
simbolizam a vida e a morte. Estas duas árvores foram testemunhas; das diversas
gerações desta família.
Vénus, os seus poderes são imensos: Deusa amável, ela
protege os casamentos, favorece o entendimento entre os esposos, fecunda os
lares, preside aos nascimentos. Ela fertiliza também os campos. Mas pode ser
igualmente uma divindade temível, pois simboliza, muitas vezes, a paixão que
nada pode deter, que enlouquece de amor aqueles que ela quer perder. - O
Consultório de Carlos revela o seu diletantismo e a sua predisposição para a
sensualidade.
O Vermelho é universalmente considerado como o símbolo
fundamental do princípio da vida, com a sua força, o seu poder e o seu brilho;
o vermelho, cor de fogo e de sangue possui, entretanto, a mesma ambivalência
simbólica destes últimos. O escarlate ou vermelho escuro é nocturno, feminino,
secreto e no limite centrípeto; ele apresenta não a expressão, mas o mistério
da vida. Este vermelho pode também revestir-se assim de um significado funéreo..
A Toca, aqui parece simbolizar o carácter animalesco
do relacionamento amoroso de Carlos e Maria Eduarda. - Os dois faunos simbolizam
dois amantes numa atitude hedonista e desprezadora de tudo e de todos.
Simbolizam também a atracção carnal. No quarto de Maria Eduarda, na Toca, o
quadro com a cabeça degolada é um símbolo e presságio de desgraça.
Os seus aposentos simbolizam o carácter trágico, a
profanação das leis humanas e cristãs.
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